Estrias na gestação e a Amamentação

Estrias de distensão ocorrem em aproximadamente 70 % das gestantes sendo que, as regiões mais acometidas são o abdômen, quadril, glúteos e seios. Elas tendem a surgir a partir da 25ª semana de gestação e são causa de grande descontentamento e preocupação para as mulheres.

Existe um mito muito difundido de que o processo de amamentação seria responsável por desencadear estrias porém, não é propriamente a amamentação a responsável por isso.

Diversos estudos relacionam o estiramento mecânico da pele, fatores genéticos, alterações endócrinas e secreção alterada de estrogênio, relaxina e glicocorticoides (inerentes ao período de gestação e puerpério ) como os principais fatores desencadeadores de estrias, entretanto não podemos deixar de considerar a idade materna, o tipo de pele da mãe, o peso do recém-nascido e o ganho de peso da gestante.

Durante a lactação não é indicado o tratamento de estrias sobre as mamas para assegurar que não haja ingestão de substancias dermocosméticas pelo bebe. No entanto, as demais regiões já podem ser tratadas a partir de 30 dias do parto!

Depois de finalizar o período de amamentação podemos tratar as mamas e os resultados são excelentes!

“Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida.

O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.” (UNISEF)

O método que eu utilizo para tratar estrias, foi idealizado pela Dra. Barbara Aguiar, e pode proporcionar à pele lesionada melhora significativa no aspecto e na aparência em poucos meses.

Postagens Recentes

  • Sem categoria

Estrias Atróficas X Estrias Hipertróficas

O termo “atrofia” está relacionado a perda de volume que um tecido pode sofrer em…

  • Sem categoria

Conheça o Método Barbara Aguiar – tratamento para estrias

O método “Barbara Aguiar” é um tratamento visionário de recuperação da pele estriada de forma…